Shaft de banheiro

Aprenda a ler uma planta de instalações hidráulicas e identificar os ramais do shaft

Reportagem: Felipe Benevides
 

Esse é um projeto do banheiro de um apartamento. Nele podemos ver o shaft (em inglês significa eixo), localizado atrás do chuveiro, na parede ao fundo do boxe.

O shaft é um espaço de construção vertical por onde passam as instalações hidráulicas e sanitárias do banheiro. São tubulações de água quente, água fria, ventilação e esgoto.

O tubo de esgoto está interligado na bacia sanitária e no lavatório, assim como nos dois ralos do banheiro, formando uma rede de caminhos que vão terminar sempre no shaft. O ralo seco fica ao lado da bacia e o ralo sifonado está localizado dentro do boxe. Além do shaft, existe também a carenagem que protege os tubos que “alimentam” o lavatório.

A principal função do shaft é facilitar o acesso ao encanador, quando for necessária alguma inspeção/ manutenção dos tubos. Por uma janela plástica parafusada na parede, ele pode abrir sem danificar a alvenaria. Isso é bom, pois o encanador não precisa de um pedreiro para quebrar e faz o conserto mais rápido e ainda evita entulhos que iriam se formar, deixando a obra mais limpa.

Planta de Instalações Hidráulicas do Banheiro

Planta Instalações Hidráulicas do Banheiro: Água e Esgoto

Apoio técnico: engenheiro Cristiano Bemvindo, da Sanhidrel

Comente!

Por favor, preencha os campos obrigatórios marcados com *
O seu endereço de e-mail não será divulgado!

*